02/06/2011

A FICÇÃO FOTOGRÁFICA DE JEAN-LOUIS GONTERRE NO ESPAÇO PASÁRGADA


O Espaço Pasárgada recebe a partir do dia 7 de junho a exposição Aglaé.Uma ficção fotográfica baseada na literatura infanto-juvenil de Martine, um projeto dos franceseses Jean-Louis Gonterre e da artista plástica Catherine Baas. Um conjunto de 20 fotografias suavemente coloridas para narrar o mundo imaginário de Aglé, a menina de 13 anos e o seu universo doméstico da futura mulher destinada a zelar por uma família e pelos bons modos. Contudo, algo sugere deslocamento no olhar de Aglaé, ou talvez no obturador de Gonterre. Em que pese à infância, dois mundos se apresentam como parte de um jogo despreocupado, fantasioso e, ainda assim, inquietante. Imagens que ressoam em nós de um universo puro e suavemente virtual.

O ponto de partida para a narrativa onírica e fictícia da menina Aglaé está no início do século XVIII, nas escolas para moças e na educação da mulher perfeita. Escolas de comportamento onde o ser humano feminino, antes mesmo de se tornar uma mulher, seria destinada aos bons modos, aos bons hábitos, às prendas domésticas e, principalmente, à devoção famíliar. Modelo historicamente característico da sociedade na passagem das relações senhoriais para as relações do tipo burguesa.

A exposição ficará disponível para visitação no Espaço Pasárgada até o dia 30 de junho. Ainda dentro da programação, o fotógrafo Jean-Louis Gonterre estará presente no dia 8 para uma palestra sobre fotografia social, com o tema “Não desabe os clichês à moda, mas procure a humanidade”, juntamente com o professor Hugo Monteiro Ferreira, da UFRPE, doutor em Educação e estudioso da literatura infanto-juvenil; e no dia 9 haverá o workshop “leitura da imagem fotográfica”, voltado para estudantes de escolas públicas de 12 a 14 anos.

Além da cidade do Recife, Aglaé. Uma ficção fotográfica baseada na literatura infanto-juvenil de Martine, está em exposição na Galeria Hartmann, em Barcelona. Gonterre já está no Brasil com o objetivo de dar continuidade a série iniciada com Aglaé, uma vez que o país passou pela mesma mudança social ocorrida na Europa, no entanto, a partir do século XIX.


PROGRAMAÇÃO

Exposição fotográfica
Abertura 7 de junho, 19h

Visitação 8 a 30 de junho, 9h às 17h, segunda a sexta (ao público em geral), e das19h às 21h (grupos agendados de escolas públicas)

Palestra
8 de junho, 19h Fotografia social: “não desabe os clichês à moda, mas procure a humanidade” Com Jean-Louis Gonterre e Hugo Monteiro Ferreira (Dr. Educação, estudioso da literatura infanto- juvenil)

Workshop
9 de junho, 14h às 17h
Leitura da imagem fotográfica
Estudantes de 12 a 14 anos. 20 vagas
Com Jean-Louis Gonterre (fotógrafo) e Fabiana Móes (crítica literária)

Atividades gratuitas.
Local: Espaço Pasárgada. Rua da União, 263. Boa Vista
Informações:
pasargada.fundarpe@gmail.com. F. 3184-3091

Nenhum comentário:

Postar um comentário