03/10/2011

SEMANA DE ENCANTAMENTO MANUEL BANDEIRA 2011

Para a literatura, poeta não morre, encanta-se. Assim, entre os dias 13 e 20 de outubro o Espaço Pasárgada realizará a Semana de Encantamento Manuel Bandeira, quando a casa estará de portas abertas para receber alunos das escolas públicas e privadas, bem como o público em geral, com uma programação voltada para reviver toda a poesia do morador ilustre da casa de número 263, da Rua da União, o poeta Manuel Bandeira, falecido no dia 13 de outubro de 1968.

A programação contará com palestras, oficina, apresentação musical e teatral, recital poético, cineclube literário, além das visitas guiadas pelos monitores da equipe pedagógica. Entre os destaques, no dia 17, a estudante Bruna Bleygher, 14 anos, que acaba de lançar o livro “Entre Fogo e Gelo”, falará para alunos da 7ª série sobre o processo de criação literária.

Ainda no dia 17, uma comunicação sobre teatro, literatura e música, com a apresentação da peça “Teatralizando Bandeira”, pelos atores Fabiana Guimarães e Flávio Ferri, e os músicos Mauro Angelo e Raiame Sayonare. Dentro das atrações artísticas, a poeta Miryam Brindeiro e a atriz Geninha da Rosa Borges dialogam musicalmente a poesia bandeiriana.

A abertura da Semana será destinada ao público do Ensino Médio e da Graduação, com a presença do poeta Cyl Galindo e da mestranda em Letras (UEPB), Maria Rita Santos, que descreverá os caminhos poéticos encontrados por Bandeira, ao se relacionar com a doença que o levou à morte. A mediação será do escritor André Cervinski. No dia 18, um olhar social com a palestra “A exclusão e os excluídos na poesia de Manuel Bandeira”, trabalho de conclusão de mestrado de Fabiana Furtado. A mesa terá a mediação do Doutor em Sociologia Tarcísio Silva.

O CinePasárgada terá uma edição extra no dia 14 e exibirá “O Contador de Histórias”, de Luiz Vilaça. Em seguida, uma conversa com a especialista em Literatura Infanto Juvenil, Fabiana Móes. O teatro Lobatinho encerrará a Semana no dia 20, às 15h, com uma oficina sobre manipulação de marionetes.

AÇÃO EDUCATIVA - No período da manhã, a equipe pedagógica receberá as escolas como parte da ação educativa desenvolvida no local, em sua tradicional mediação cultural. A gestão do Espaço Pasárgada acredita que é missão fundamental dos equipamentos culturais do Estado promover momentos de discussão e vivência literária com professores e alunos fora do ambiente escolar. No caso do Espaço Pasárgada, o ponto de partida é a literatura do poeta Manuel Bandeira.

Para que a Semana de Encantamento seja também uma troca entre o Espaço Pasárgada e seus visitantes, os mediadores vêm realizando um trabalho a um ano junto aos professores, estimulando-os a prepararem uma pequena apresentação com seus alunos, de até 15 minutos, inspirada na obra do poeta. As produções artísticas têm um formato livre, a exemplo de esquete teatral, sarau, número musical, dança, recital de poesia e demais linguagens. Vale lembrar que as escolas têm até o dia 7 de outubro para realizar o agendamento das visitas e todas as atividades são gratuitas. Acompanhe a programação abaixo.

Serviço
Semana de Encantamento Manuel Bandeira
Espaço Pasárgada
Rua da União, 263, Boa Vista.
F. 3184-3165
pasargada.fundarpe@mail.com

PROGRAMAÇÃO

Dia 13 de outubro
15h às 17h – Palestra: “A subjetivação da doença: a tuberculose na poesia de Manuel Bandeira”. Convidados: Maria Rita Araújo (mestranda Letras UEPB), Cyl Galindo (poeta) e André Cervinski (escritor).

18h às 19h30 – Apresentação musical: Relançamento do CD “Miryam Brindeiro canta Bandeira”. Recital poético: A 1ª dama do teatro pernambucano recita Bandeira. Convidados: Miryam Brindeiro (poeta) e Geninha da Rosa Borges (atriz).

Dia 14 de outubro
9h às 12h – Ação Educativa. Mediação pedagógica no Espaço Pasárgada. Exibição do Documentário “O Poeta do Castelo”.

15h às 17h30 – CinePasárgada exibe “O contador de histórias”. Comunicação “Uma vida transformada pela imaginação”. Convidada: Fabiana Móes (mestre Letras/UFPE).

Dia 17 de outubro
9h às 12h – Ação Educativa. Mediação pedagógica no Espaço Pasárgada. Exibição do Documentário “O Poeta do Castelo”.

15h às 16h30 – Bate-papo com a escritora juvenil Bruna Bleygher e apresentação do livro “Entre fogo e gelo”.

17h às 18h30 – Apresentação teatral: “Teatralizando Bandeira”. Comunicação: “Teatro, Literatura e Música, a experiência da construção cênica sobre a obra de Bandeira”. Convidados: Fabiana Guimarães (atriz), Flávio Ferri (ator), Mauro Angelo (músico) e Raiame Sayonare (musicista)

Dia 18 de outubro
9h às 12h – Ação Educativa. Mediação pedagógica no Espaço Pasárgada. Exibição do Documentário “O Poeta do Castelo”.

18h às 19h – Palestra: “A exclusão e os excluídos na poesia de Manuel Bandeira”.
Convidados: Fabiana Furtado (mestre em Letras) e Tarcísio Silva (Doutor em Sociologia)

Dia 19 de outubro
9h às 12h – Ação Educativa. Mediação pedagógica no Espaço Pasárgada. Exibição do Documentário “O Poeta do Castelo”.

15h às 17h – Ação Educativa. Mediação pedagógica no Espaço Pasárgada. Exibição do Documentário “O Poeta do Castelo”.

Dia 20 de outubro
9h às 12h – Ação Educativa. Mediação pedagógica no Espaço Pasárgada. Exibição do Documentário “O Poeta do Castelo”.

15h às 17h – Oficina: “Teatro de bonecos e a manipulação de marionetes”. Convidado: Teatro Lobatinho.

Um comentário:

  1. Excelente a programação da Semana de Encantamento Manuel Bandeira 2011. Sou seguidor do blog, indico tb a leitura do blog www.domingocompoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir