24/11/2011

A POESIA E O AROMA DO CAFÉ EM PASÁRGADA ITINERANTE CHEGA A OLINDA



Depois do sucesso no município de Escada, a poesia e o aroma do Café em Pasárgada chega à cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Olinda, dando continuidade a proposta de itinerância pelo Estado de Pernambuco, em consonância com a política cultural de democratização da cultura. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), através do Diretoria de Gestão em Equipamentos Culturais e do Espaço Pasárgada. O encontro está marcado para o próximo sábado, dia 26, a partir da 9h, na Funeso e contará com a presença do poeta Marco Polo Guimarães.

Nascido em Recife, Marco Polo é poeta, escritor, jornalista e músico. Em 1986 publicou seu primeiro livro, Vôo Subterrâneo, de poesia. Em 1992, Narrativas; Memorial, em 1996; Brilho,em 1996; Palavra Clara, em 1998; A Superfície do Silêncio, em 2002; Caligrafias em 2003; Áspero, em 2007; Corpointeiro, em 2008 e o mais recente, Oficina do Avesso, em 2011. Participou de diversas antologias, com destaque para a Antologia da Nova Poesia Brasileira, organizada por Olga Savary, 1992 e Poésie du Brésil, organizada por Lourdes Sarmento, em 1997.

Em sua trajetória recebeu diversos prémios literários, entre eles O Troféu Vasco Prado, da XI Jornada Literária de Passo Fundo (RS) em 2005 e foi o homenageado do IX Festival Recifense de Literatura realizado este ano. Trabalhou no Diário da Noite (PE), Diário de Pernambuco, Jornal da Tarde (SP) e foi editor de Cultura do Jornal do Commercio. Como cantor e compositor gravou o disco Ave Sangria e tem músicas gravadas por nomes como Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Teca Calazans e Zezé Motta Atualmente é Superintendente de Produção Editorial da revista Continente Multicultural.

A abertura do evento será feita pelo Coordenador do Curso de Letras da instituição Prof. Francisco Mesquita e Selma Coelho, gestora do Espaço Pasárgada. Em seguida ao lado do curador do Café em Pasárgada, Marcelo Mário de Melo e do Diretor Geral da FUNESO, Prof. Mário Marques - receberão o Poeta homenageado Marco Polo Guimarães, para um debate literário. Como nas edições anteriores, o encontro da poesia com aroma da memória, resultará no tradicional recital de poesias.

No período da tarde, às 14h, o projeto terá continuidade com o CinePasárgada, em uma sessão de curtas-metragens dedicada aos célebres escritores residentes no Recife, Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho e Clarice Lispector. Em seguida a pesquisadora e curadora do CinePasárgada Gabriela Saldanha e o Diretor Acadêmico e criador do projeto Cinema e Conhecimento, Prof. Sófocles Medeiros irão compor a mesa para um debate.

O Evento é uma realização do Espaço Pasárgada, equipamento cultural da FUNDARPE. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Serão disponibilizadas 100 vagas para cada atividade, os interessados devem realizar sua inscrição através do e-mail: pasargada.fundarpe@gmail.com, ou pelo telefone: 3184-3165. É preciso informar nome completo, e-mail e telefone para contato.

Serviço
Café em Pasárgada – Edição em Olinda / PE
Dia 26 de novembro, das 9h às 16h.
Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO)
Campus Universitário da Funeso, s/n. Jardim Fragoso. Olinda - PE
Informações: 3184-3165
www.espaco-pasargada.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário