11/12/2011

CinePasárgada exibe Mar de Rosas nesta quinta

O cineclube do Espaço Pasárgada exibe nesta quinta-feira, dia 15 de dezembro, a partir das 19h, o filme Mar de Rosas da diretora paulista Ana Carolina. Após a sessão haverá o debate com o pesquisador da área cinematográfica Fábio Ramalho. A entrada é gratuita e a classificação do filme é livre.

Mar de Rosas é a primeira obra da trilogia de Ana Carolina. Sucesso cult no final dos anos 70, a produção é uma verdadeira pérola da produção cinematográfica brasileira, sobretudo, em função do seu não-alinhamento estético e narrativo. Segundo os críticos, junto com Sonho de valsa e Das tripas coração apresentam uma espécie de cronologia feminina, passando da infância à maturidade. O enredo do filme estrelado por Norma Bengell e Cristina Pereira trabalha sempre a ideia da inversão, seja da mise em scéne, seja no encadeamento espaço-temporal .

Para as curadoras do CinePasárgada Gabriela Saldanha e Raquel do Monte, exibir este filme possibilita, além da revisitação de um clássico, a tentativa de se percorrer a multiplicidade de caminhos estéticos trilhados pelos cineastas brasileiros. “A complexidade desta obra nos convida a pensar diversas questões, a psicanalítica, a política, as aproximações com o surrealismo, no entanto, talvez, o que nos interessa seja a especificidade com que Ana Carolina constrói a sua escritura fílmica e que diálogos implícitos o filme reverbera”, afirma a dupla.

Após a sessão haverá o debate com Fábio Ramalho que é doutorando vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Sua pesquisa é sobre margens e afetos no cinema contemporâneo.

O CinePasárgada realiza suas sessões quinzenalmente sempre às quintas-feiras. Criado há quase um ano, o cineclube tem como eixo curatorial o aspecto híbrido do cinema, refletindo o diálogo da arte cinematográfica com as diversas expressões artísticas e acima de tudo com a literatura.

Serviço
Sessão do CinePasárgada – Mar de Rosas
Quinta-feira, 15 de dezembro, às 19h.
Espaço Pasárgada – Rua da União, 263 Boa Vista
Blog: www.cinepasargada.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário