07/03/2012

MOSTRA CINEPASÁRGADA PENSANDO O FEMININO



Profissionais liberais, artistas, escritoras, donas de casa. Figuras de raças e classes sociais diversas que buscam o seu lugar no mundo, lutando por espaço, amor e felicidade. Estas personagens tão diversas quanto interessantes e suas histórias podem ser conferidas a partir da próxima quarta-feira (07 de março) na Mostra CinePasárgada "Pensando o feminino", evento concebido pelo Espaço Pasárgada, equipamento cultural ligado à Secretaria de Cultura de Pernambuco/Fundarpe, no qual serão exibidos produções de cineastas pernambucanos em homenagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março (quinta-feira).

A mostra está dividida em três partes. Em "Mulheres Contemporâneas", a primeira, será exibida a videoinstalação Olhares sobre Lilith. Na produção, 26 personagens femininas vivenciam historias de dor, angústia, sonhos, conquistas e prazeres. Dirigidos exclusivamente por mulheres, os filmes são baseados em poemas de Cida Pedrosa. Após a exibição, haverá debate com a participação da jornalista Geórgia Alves, das cineastas Kátia Mesel e Hanna Godoy e da representante do Cedim-PE, Alessandra Nilo.

"Mulheres Políticas", a segunda parte, traz os documentários Teresa: cor na primeira pessoa, de Amaro Filho e Marcílio Brandão, e Vou contar para os meus filhos, de Tuca Siqueira. Após a sessão, o debate fica a cargo da cineasta Tuca Siqueira, da artista plástica Teresa Costa Rego e da representante do Cedim-PE, Margarida Gerônimo.

Finalizando a mostra, os curtas Clandestina Felicidade, de Marcelo Gomes e Beto Normal; Vitrais, de Cecília Araújo; e Elisa, de Alice Gouveia. As produções integram a sessão "Mulheres de Vanguarda" e logo após a exibição dos filmes a diretora Alice Gouveia abre o debate sobre a "Construção do masculino e feminino no cinema pernambucano", com a participação de Marilia Mendes, Cecilia Araujo, Sula Valongueiro e Ana Paula Portela.

Serviço

Espaço Pasárgada apresenta Mostra Mulher - Pensando o feminino
Dias 7, 8 e 9 de março de 2012
Horário: 19h às 21h30
Capacidade: 50 lugares
Local: Espaço Pasárgada
Rua da União, 263, Boa Vista. F. 3184-3165
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário